terça-feira, 1 de junho de 2010
Cuide do Meio Ambiente!!
PROJETO MEIO AMBIENTE
PROBLEMA: O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso
planeta e conseqüentemente termos uma melhor
qualidade de vida?
Objetivos gerais:
Desenvolver a construção de atitudes de corresponsabilidade para a
preservação do planeta terra, com equilíbrio ecológico e com
desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Aprender conceitos relacionados a questões de meio ambiente.
• Conhecer processos de industrialização de elementos da
realidade contemporânea.
• Conhecer conceitos referentes ao ciclo de produção da
natureza.
• Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
• Incorporar a rotina da coleta seletiva.
• Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio
ambiente
• Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo
• Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem
qualidade de vida para os seres vivos.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Linguagem, Natureza e Sociedade, Matemática, Formação pessoal,
Artes
CONTEÚDOS:
• Plantio de canteiro de hortaliças e de flores
• Confecção de espantalho
• Cuidados com o minhocário
• Manutenção da caixa de compostagem
• Coleta seletiva no espaço da Eduação Infantil e 1º.ano do
Ensino Fundamental
• Proteção e cuidado com as plantas e os animais
• Movimentos de economia e consumo – Detetives do desperdício
• Cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Trabalhos com escolha, independência, autonomia,
promovendo a auto-estima.
• Comunicação e expressão para participação em ações coletivas.
• Realização de ações individuais construtivas.
• Valorização do meio social cultural e natural.
• Busca bibliográfica para os interesses e dúvidas que surgirem
sobre o tem abordado.
• Leitura de textos específicos de orientações a procedimentos e
experiências científicas.
• Visita a locais específicos para pesquisa de campo e
experiências, como laboratório.
• Registro da eleição das hortaliças a serem plantadas.
• Registro diário do desenvolvimento do plantio.
• Escrita de bilhetes para solicitações como: visita ao laboratório,
visita ao sucateiro, roupas e adereços para a confecção do
espantalho.
• Leitura e interpretação de textos científicos.
• Confecção de tabelas, como de crescimento de um elemento
plantado.
• Classificação dos elementos plantados.
• Desenho e pintura como forma alternativa de registro de
atividade.
• Busca de informações junto aos pais e familiares.
• Troca de informação no ambiente escolar e outros.
RECURSOS:
Aquários e material para montagem de um terrário, material para
confecção de bebedouros e comedouro para pássaros, mural,
confecção de folder informativo, amassador de latas, latões de lixo
específicos para coleta seletiva.
Além desses, pesquisa na sala de tecnologia, na biblioteca escolar, literaturas variadas, vídeos e músicas relacionados ao tema.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante o processo , através da participação do
aluno, produções feitas por ele e pela observação da professora.
Para os registros , produziremos fichas adequadas ,
com critérios estabelecidos, com base nos objetivos específicos
planejados.
www.humboldt.com
Leitura de imagem; Pedir para que os alunos descrevam a imagem visualizada e faça o registro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário