Este projeto foi muito significativo para minha turma de 5º ano. Amei desenvolvê-lo e os resultados foram ótimos. As crianças aprenderam brincando.Viva a ludicidade.
ESCOLA M. FREI EUCÁRIO SCHMITT.
LUCINEIDE DANTAS MENDES
5ª ANO B.C
GINCANA DE MATEMÁTICA : A LUDICIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR..
Justificativa .
A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender a atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
Assim, falar em formação básica para a cidadania significa refletir sobre as condições humanas de sobrevivência, sobre a inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura e sobre o desenvolvimento da crítica e do posicionamento diante das questões sociais. Logo, é importante refletir a respeito da colaboração que a Matemática tem a oferecer com vistas à formação da cidadania.
Nesse aspecto, a matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
A escola deve estimular o crescimento coletivo e individual para a inserção de cada indivíduo no mundo das relações sociais. Preocupados assim, com a qualificação do estudante .
Fazemos cálculos matemáticos quando vamos ao supermercado ou quando temos que decidir como fazer uma compra: A vista? A prazo? Quantas prestações? É também a Matemática que está por trás do funcionamento do computador que você está usando nesse momento e dos fantásticos efeitos especiais que aparecem nos filmes.
A Matemática está em nosso dia-a-dia e em nosso futuro; é enriquecer a rotina escolar; interagir com colegas; perceber a matemática como uma linguagem viva, que tem sua beleza própria.
Assim atividades desafiadoras e lúdicas devem estar inseridas na metodologia de sala de aulas buscando uma dimensão interessante e instigante da matéria – procurando trazer “aquele prazer de raciocinar e de descobrir” e mostrar muitas formas de pensar um mesmo problema ou qualquer atividade matemática..
“O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta.” (Augusto Cury)
ESCOLA M. FREI EUCÁRIO SCHMITT.
LUCINEIDE DANTAS MENDES
5ª ANO B.C
GINCANA DE MATEMÁTICA : A LUDICIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR..
Justificativa .
A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender a atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
Assim, falar em formação básica para a cidadania significa refletir sobre as condições humanas de sobrevivência, sobre a inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura e sobre o desenvolvimento da crítica e do posicionamento diante das questões sociais. Logo, é importante refletir a respeito da colaboração que a Matemática tem a oferecer com vistas à formação da cidadania.
Nesse aspecto, a matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
A escola deve estimular o crescimento coletivo e individual para a inserção de cada indivíduo no mundo das relações sociais. Preocupados assim, com a qualificação do estudante .
Fazemos cálculos matemáticos quando vamos ao supermercado ou quando temos que decidir como fazer uma compra: A vista? A prazo? Quantas prestações? É também a Matemática que está por trás do funcionamento do computador que você está usando nesse momento e dos fantásticos efeitos especiais que aparecem nos filmes.
A Matemática está em nosso dia-a-dia e em nosso futuro; é enriquecer a rotina escolar; interagir com colegas; perceber a matemática como uma linguagem viva, que tem sua beleza própria.
Assim atividades desafiadoras e lúdicas devem estar inseridas na metodologia de sala de aulas buscando uma dimensão interessante e instigante da matéria – procurando trazer “aquele prazer de raciocinar e de descobrir” e mostrar muitas formas de pensar um mesmo problema ou qualquer atividade matemática..
“O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta.” (Augusto Cury)
Objetivo: Despertar o gosto pela matemática e o raciocínio lógico e inserindo o lúdico, contextualizando a matemática em situações do cotidiano , buscando a prática concreta das atividades propostas.
Conteúdo:
Conteúdo:
Problemas com as 4 operações;
Geometria;
Frações;
Números decimais;
Expressões numéricas;
Tabelas e estatísticas;
Tabuadas 6 ao 10.
Metodologia: Através de atividades simuladas em sala para PROVA BRASIL;
Gincana na quadra e em sala com cálculos e tabuada;
Jogos em grupo com dominós: frações, multiplicação, divisão, adição e subtração;
Atividades variadas com jogos e cálculos na sala de tecnologia;
Recursos: Sala de tecnologia, com duração de 3 dias;
Dominós de operações;
Quadra de esporte para gincana;
Máquina fotográfica;
Avaliação: Realizadas através da participação nas atividades escritas e lúdicas, observando também o espírito de competição sadio, interação e a socialização dos grupos e idéias.
Duração: Em média 2 semanas; ( mês de setembro)
Direção: Inácio Cabreira.
Geometria;
Frações;
Números decimais;
Expressões numéricas;
Tabelas e estatísticas;
Tabuadas 6 ao 10.
Metodologia: Através de atividades simuladas em sala para PROVA BRASIL;
Gincana na quadra e em sala com cálculos e tabuada;
Jogos em grupo com dominós: frações, multiplicação, divisão, adição e subtração;
Atividades variadas com jogos e cálculos na sala de tecnologia;
Recursos: Sala de tecnologia, com duração de 3 dias;
Dominós de operações;
Quadra de esporte para gincana;
Máquina fotográfica;
Avaliação: Realizadas através da participação nas atividades escritas e lúdicas, observando também o espírito de competição sadio, interação e a socialização dos grupos e idéias.
Duração: Em média 2 semanas; ( mês de setembro)
Direção: Inácio Cabreira.
Coordenadora responsável; Irene Tech
Profª Lucineide Dantas Mendes.
Profª Lucineide Dantas Mendes.
Séries envolvidas: 5º ano B e C;
Nenhum comentário:
Postar um comentário