Meu selinho

BEM VINDOS!!!!

ESTE BLOG FOI FEITO PARA SOCIALIZARMOS IDÉIAS







E COMPARTILHARMOS INFORMAÇÕES.







ESPERO QUE AS ATIVIDADES E TEXTOS AQUI







POSTADAS SEJAM SIGNIFICATIVAS PARA SUA PRÁTICA







DIÁRIA...



















Profª Lucineide



domingo, 31 de janeiro de 2010

Reflexões de Paulo Freire..

“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.”
(Cartas à Cristina, 1994.)



“O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.”
(Educação e Mudança, 1979.)



“Desrespeitando os fracos, enganando os incautos, ofendendo a vida, explorando os outros, discriminando o índio, o negro, a mulher, não estarei ajudando meus filhos a ser sérios, justos e amorosos da vida e dos outros.”
(Pedagogia da Indignação, 2000.)

sábado, 30 de janeiro de 2010

DICAS PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO:

O início do ano letivo é uma boa oportunidade para a família estimular nos filhos o hábito de estudar. ( fonte: blog da /tiafabiolasonhomeu.blogspot.com)


DICAS AOS PAIS

O início das aulas:
Aproveite o frescor do novo ano escolar para estimular seu filho a adquirir o hábito de estudar diariamente.
Façam juntos uma agenda com horários para estudar em casa. Defina também o tempo para esportes e lazer, como TV e videogame.
Estabeleça combinados prevendo futuros imprevistos. Por exemplo: se ele tiver uma festa no meio da semana, terá de abrir mão de alguma atividade de lazer para fazer as tarefas escolares.
Capriche no material escolar. Livros encapados duram mais; um estojo completo, com lápis apontados e canetas coloridas, pode enpolgá-lo para se dedicar às lições.
Convidar o filho para participar da compra do novo material esquenta os motores para a volta às aulas.
É necessário que o filhote seja organizado com suas coisas. Peça a ele que arrume a bagunça do quarto após as férias para tornar mais prática a vida escolar.
Não deixe a excitação que acomete os alunos com a possibilidade de rever os amigos e conhecer novos colegas e roubar a atenção à volta das responsabilidades.
A rotina acadêmica de seu filho merece atenção: “Nenhuma escola, por melhor que seja, é a única responsável pela educação de uma criança”


Durante o período letivo:
Não se deve dizer à criança que ela estará “livre” depois de estudar, pois ela fará as tarefas com pressa. Se não há lição de casa, ela pode rever a matéria dada ou ler um livro, por exemplo, para cumprir um horário de estudo.
“É importante que a criança organize seu tempo de estudo diário, que deve variar de acordo com a idade e a série”, explica a psicóloga Lílian Chitman. Para a 1ª série, meia hora basta. Para os alunos da 8ª série, o ideal é que estudem duas horas e meia por dia.
Fique atento aos prazos de trabalhos e às datas de provas. Não assuma as responsabilidades de seu filho, mas acompanhe-o e mostre que confia nele.
Se o desempenho nas primeiras avaliações deixar a desejar, haja rápido e descubra quais são as dificuldades de seu filho. Ás vezes ele não entende bem o enunciado das provas ou não compreende bem a multiplicação
Caso as primeiras notas sejam boas, deixe explícito quanto você ficou contente. Cultive a auto-estima para que ele continue com vontade de se esforçar.
Conte a seu filho o que considerou bom em seu desempenho escolar: aquela redação, a forma como ele desenvolveu um problema de matemática, etc. “Fazer elogios descritivos, que não se limitam ao ‘muito bom’, é enriquecedor”.
Parabéns tia Fabíola..pelas dicas..amei..

Conhecendo sua escola...

Caro educador(a)..
È muito importante que quando estiver em um espaço escolar , que ainda não conheça, procure conhecer:
_ todo o espaço da escola e o que ela oferece para subsidiá-lo na prática diária;
_ Conheça todos os profissionais da Unidade Educativa, socialize-se;
_ Procure a coordenação pedagógica e peça que lhe forneça o Projeto Político Pedagógico da escola, para que conheça a proposta pedagógica da mesma e suas ações norteadoras;
_ Pesquise sobre a proposta apresentada e teóricos que a fundamentam;
_ Busque junto com a coordenação pedagógica, na sua hora atividade, momentos de estudos e trocas de sugestões de de atividades ou projetos, se possível com seu par da série;
_ Esteja atualizado no que diz respeito a leis e possíveis mudanças, tanto no pedagógico com na vida funcional;
_ Desafie-se! Crie projetos dinâmicos que instiga seu aluno a ser um pesquisador e consequentemente um grande leitor;
_ Deixe sempre o coordenador ou Direção informados de possíveis dificuldades com pais ou alunos, para que juntos busquem soluções otimizando o processo;
_ Organize seus planejamentos, de forma que estejam sempre em dias, evitando situações contrangedoras e faça uso dos materiais, da tecnologia e espaços oferecidos pela escola, garantindo no seu planejamento;
_ Tenha sempre nos seus registros, diagnósticos dos alunos organizados individualmente para que a coordenação pedagógica intervenha no processo, conhecendo os avanços e possíveis dificuldades;
_ Observe no dia a dia se alguns dos alunos apresentam dificuldades que venham necessitar de especialista como; oftalmologista, neurologista, psicólogo, fonaudiólogo, e outros que se fizerem necessários.
_Uma vez observado, encaminhar a coordenação para que a mesma contate os pais e faça os encaminhamentos necessários;

"Caminhe juntos em parceria com Direção e coordenação, socializando suas idéias e buscando participar ativamete das ações desenvolvidas durante o ano e tenha então um excelente ano letivo!!!"
Lucineide..(Pedagoga e esp. em orientação educacional)